As festas de São João tradicionalmente no mês de junho, fomentam, anualmente, a cultura nordestina e a economia local. Além das comidas típicas e da realização de grandes eventos, o comércio todo se movimenta para a venda de decorações e roupas juninas.
Nas lojas de tecido da capital, o movimento de clientes em busca de materiais alusivos às festas iniciou ainda na segunda quinzena de maio.
Seja para montar o look ou caprichar na decoração, as estampas estão sempre presentes. Nas lojas, eles recebem destaque e o estoque é sempre reforçado. Francisco Marreiro, gerente do Paraíba, externa que a rede se preparou com bastante antecedência para atender à grande demanda que surge neste período.
“O cliente vai encontrar uma variedade de estampa e tecidos diversos. Nós temos o 100% algodão e o poliester, com o menor preço da praça. Este último sai bastante, porque é um tipo de tecido que as pessoas normalmente mandam customizar. Então, aqui o nosso cliente vai encontrar um grande estoque com produtos de qualidade e preço acessível”, destacou.
Na composição dos trajes juninos já popularmente utilizados, o xadrez não pode faltar. Esse tipo de estampa é um clássico e com muita criatividade pode ser usada de diversas formas. “Aqui também temos uma grande variedade de xadrez em diversas cores.
Este ano o nosso estoque de tecidos está imbatível e a expectativa é sucesso nas vendas esse período”, completou Marreiro.
O comércio varejista já aguarda um aumento considerável nas vendas e, consequentemente, lucrar com este período festivo. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Leonardo Viana, as lojas já estão decoradas e com manequins expostos à caráter no clima de São João.
“Principalmente as confecções quadriculadas, calçados, botas e adereços impulsionam as vendas e fazem o comércio ter uma expectativa bastante positiva com relação ao mês de junho. Estamos aguardando os clientes para fazer suas compras juninas”, reforçou.