Adidos militares de 15 países visitam Centro de Instrução de Engenharia

Zunnae Ferreira
Zunnae Ferreira

Adidos Militares de 15 países e quatro continentes diferentes conheceram o Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng) do Exército Brasileiro. Além de promover a integração com os militares estrangeiros, a visita demonstrou como é feita a capacitação de recursos humanos para garantir a operacionalidade da tropa.

A atividade ocorreu nos dias 12 e 13 de junho com a presença do Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo, e também do Secretário do Ministério das Relações Exteriores, Leonardo Abrantes, que destacou a importância do contato entre Exército, Ministério das Relações Exteriores e as forças armadas estrangeiras. “A ideia é divulgar este centro de excelência do Exército em Araguari, para que eles possam mandar alunos para receber instrução aqui e para que também possamos mandar pessoal para capacitar in loco as forças desses países”.

No primeiro dia, a comitiva visitou o Campo de Instrução Cidade do Rio Negro (CICRIN). No local, foram feitas apresentações do emprego do sistema de viatura remotamente pilotada para busca de cachê enterrado e armadilhado; da pista de demolições permanente; de uma limpeza de vias após detonação de mina anticarro e do emprego da pista de manutenção da rede mínima de estradas – pista de terraplenagem. Os Adidos Militares realizaram o plantio de mudas nativas como encerramento da primeira jornada de atividades.

A Adida Militar da Coreia do Sul, Tenente-Coronel Myung Joo Shin, destacou o que mais chamou a atenção. “Eu vi que a Engenharia no Brasil é muito desenvolvida e que os oficiais e equipes são muito profissionais”.

No segundo dia, foi realizada a visita às instalações do Centro de Instrução de Engenharia, onde foram apresentadas diferentes capacidades da Engenharia de Combate e da Engenharia de Construção. O CI Eng oferece, todo ano, 12 cursos e 17 estágios, que recebem aproximadamente 600 militares. Mais de 70 nacionalidades diferentes já foram representadas nesses treinamentos. O Centro conta com cursos ministrados em português e em inglês.

O Vice-Chefe do DEC, General Melo, destacou a Parceria Triangular com a Organização das Nações Unidas, que envia militares estrangeiros para o Centro de Instrução de Engenharia para a realização de cursos e estágios. “É uma parceria feita por intermédio da ONU e nós participamos como instrutores e local de instrução para esses militares. Ano a ano isso está aumentando”.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *